domingo, 28 de junho de 2009

Capela do Espírito Santo

Edifício religioso de época moderna situada no Largo do Espírito Santo.

Monumento composto por dois corpos, um assumindo ser a nave e o outro a capela-mor. Orientada de nascente para poente, construida em granito e xisto da região, possiu duas portas, uma virada a poente (principal) e outra a sul.
Na capela-mor existem duas frestas orientadas a sul e a norte.
A porta principal possui esculpido uma pomba e uma vieira, elementos muito ligados ao culto do espírito santo, em associção a pequenos vegetais. A rematar a fonteira existe uma cruz simples.
A passagem da nave para a capela-mor é feita sob um arco ogival chanfrado.
O altar é simples e singelo, constítuido por talha que em tempos foi dourada.
Tem um pequeno pulpito em granito, ornamentado com uma flor de liz e uma cruz, o acesso é feito por uma pequena escadaria em granito.
Possui também uma pequena pia de água benta reaproveitada de uma coluna romana em granito.
O chão é forrado a granito e o tecto a madeira.

1 comentário:

David Caetano disse...

Cheguei aqui por "acidente" mas gostei do que vi. Estive há poucos dias em Idanha-a-Velha de visita e se por um lado fiquei contente com algumas coisas que vi (a epigrafia finalmente disponível, as condições do posto de turismo, o lagar, as escavações), por outro lado fiquei algo deprimido com as epígrafes ao deus dará junto à Catedral (que estava fechada), o equipamento de "visita virtual" que não funcionava, a ponte a ameaçar ruína mas ainda a sofrer com o trânsito de veículos...

O caminho é ainda longo.

Beijinhos e continuação de boas "postas".