domingo, 27 de julho de 2008

"Sé Catedral"













Edíficio religioso e anexos da época romana/medieval/moderna.
Monumento aglutinador da passagem de vários povos na Egitânia possuindo de todos eles vestigios, em maior ou menos percentagem.
Possui seis portas de várias épocas sendo de destacar pelo seu trabalhado duas quinhentistas uma delas na fachada norte de aspecto gótico com arestas biseladas, a outra, igualmente gótica, também de arestas biseladas e com gablete. Entre o gablete e o arco possui estruturas em relevo de Cristo Crucificado, a esfera armilar e as quinas coroadas. Esta porta encontra-se virada a poente. Nesta face existe mais uma porta. Na face norte existe outra porta, singela. Na face sul tem duas portas, uma singela e outra composta por silhares rusticos, num dos quais existe uma ara dedicada a Juno.
Possui campanário para dois sino que foram retirados há mais de 100 anos.
O seu interior é composto por três naves, dividida por duas fiadas de fortes colunas. Junto à parede oeste encontra-se uma cisterna que ao ser desentulhada revelou abundante espólio romano e medieval, guardado no Museu de Castelo Branco. Uma capela possui um esgrafitado de 1593 que representa a coroação de nossa senhora pelos anjos, como sua rainha. Noutros locais existem restos de frescos representando o calvário, S. António, S. Bartolomeu com o diabo aos pés e outros motivos em muito mau estado de conservação.
Antes da contrução do actual cemotério as ruínas da Sé foram aproveitadas para essa função, fá que o edíficio se encontrava em ruína avançada e sem telhado desde meados do séc. XIX, sendo restaurada pela primeira vez nos anos 50 por Fernando de Almeida com o apoio de Fundação Calouste Gulbenkian e Centro de Estudos de Etnologia Peninsular.
No esterior da Sé existe, encostado à parede sul, um batistério visigodo, e a norte um outro batistério paleo-cristão encontrado nas escavações mais recentes em 2000/2001.
A esmo existem inúmeras ruínas de dificil datação e interpretação que se teima ser o paço dos bispos. No entanto, tal não deverá corresponder à verdade. Na face virada a nascente existe uma inscrição romana em posição invertida:"C. CANTIO MODES (TO) / C. CANTIUS / MODESTINUS. PAT (RI) ".
A muralha delimita as ruinas a sul e poente possuindo neste trecho a porta sul, ou Ponsul, e uma poterna.